A importância dos contos de fadas para as crianças

Blog Image

Ensinar os pequenos de uma maneira diferente é essencial para aprimorar e ensiná-los de uma forma mais dinâmica. Os contos de fadas podem ser trabalhos em sala de aula contendo diversos aprendizados para as crianças. Além de trabalhar também a moralidade, preparando-as para lidas com diferentes conflitos do dia a dia.

Através da leitura dos contos de fadas os pequenos ampliam a linguagem oral e escrita. Devolvem gradativamente a comunicação e expressão demonstrando interesse em conhecer diversos gêneros orais e textuais e partilhando de várias condições de interação social nas quais possam contar suas experiências e ouvir as dos coleguinhas, elaborar e responder perguntas, além de escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.

Também com as histórias as crianças aprendem matemática distinguindo e valorizando os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu dia a dia, usando da linguagem oral e da linguagem matemática.

Passam também a entender a relação da natureza e da sociedade, estabelecem a interação de seu grupo social e de outros grupos, resgatado nas brincadeiras que marcaram um período, além de terem curiosidade pelo mundo social e natural. Formam certas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem valorizando sua relevância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida de todos os seres humanos

Os contos de fada podem trabalhar de uma forma geral a interpretação de texto, contagem dos personagens da história, desenhos, questões de moralidade.

É primordial que a escola explore todos os valores morais e éticos que os contos de fadas apresentam e assim produzam um trabalho positivo. Os pais também podem trabalhar com os pequenos contando as histórias em casa antes de dormir. Além de aprenderam também constroem e firmam laços afetivos.

 

Fonte: http://inovandoescola.blogspot.com.br/2011/10/educacao-infantil-hora-do-conto-na.html

 


voltar